Notícias Extratus
5 HTP, A Pílula que Emagrece e Deixa Você Feliz - Mais felicidade e quilinhos a menos

 Se você anda tristinha, sem pique para malhar  e fazer dieta, atenção para esta boa notícia: uma substância extraída de um legume africano promete mandar o desânimo embora. Mais feliz, você volta a ter vontade de se cuidar e, com isso, resiste aos doces e dedica-se mais aos exercícios. O resultado ? Quilos a menos e felicidade em dobro.

O nome parece um código científico: 5HTP. Significa 5 Hidroxitriptofano, que age da mesma forma que o Triptofano, substância precursora  de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só que é mais poderoso no processo da felicidade. " 5HTP sai  da corrente sangüínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central ", afirma Wilson Rondó Júnior, clínico-geral especialista em terapia ortomolecular, de São Paulo. Níveis elevados de serotonina contribuem para garantir prazer e melhorar humor. Outro ponto a favor da dieta: "Bem humorada, você tem mais jogo de cintura para driblar as dificuldades que acompanham um programa de emagrecimento, como reduzir guloseimas e cortar frituras", afirma o consultor de nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo. E, de quebra, sobra energia para você caminhar, correr ou fazer outras atividades que queimam calorias.

A serotonina em alta também minimiza os ataques incontroláveis de gula e, por isso, os assaltos à geladeira ficam mais raros. "A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente  associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces" diz a médica ortomolecular Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro. Apesar disso, o 5HTP não é considerado um recurso mágico para se livrar das quilinhos extras. " A substância facilita o processo, mas não dá para fugir: é você que tem de fazer o esforço para malhar e não furar a dieta ", avisa Galebe.

Será que você pode?
Os efeitos são sedutores. Mas, alto lá! Essa substância não é para todo mundo. Se você toma antidepressivo, esqueça! A combinação do Hidroxitriptofano com esse tipo de medicamento provoca confusão mental. Gestantes  e lactantes devem ficar longe.
Mesmo assim, caso não seja o seu caso, consulte um médico endocrinologista  : só ele pode definir a dosagem e o tempo de consumo do 5HTP, além de acompanhar o tratamento, pois há o risco do produto provocar náuseas e problemas gastrintestinais, especialmente se ingerido numa dose inadequada. Não vale a pena arriscar!

Fonte: www.boaforma.abril.com.br